Bitmap X Vetorial
Existem dois tipos de arquivos fundamentais na computação gráfica: bitmap e
Vetorial. Alguns programas mais conhecidos que criam arquivos bitmap (pixel) são: Adobe
PhotoShop, Corel Photopaint, Corel Painter, Paint Shop Pro e outros. Já programas que
criam arte vetorial (também conhecidoas como arte orientada a objeto) são CorelDRAW,
Illustrator, Freehand, RealDraw, Xara. O programa Flash também trabalha com vetorial, porém
ele é mais destinado a construção de artes para a Internet.
Esses programas cada vez mais integram num mesmo programa a manipulação
dos dois tipos de arquivos.Imagens Bitmap
Imagens bitmap são construidas com a formação de quadrados muito pequenos chamados pixel. Para demonstrar essa construção está abaixo as ilustrações, nas quais estão demonstradas as características principais. Na grade de base, cada quadrado representa 1 pixel. (Figura 1.1). Vejamos um simples exemplo, ao criar um círculo preto com 20 pixels de diâmetro (Figura 1.2). O número de pixels determina a resolução do arquivo. O computador registra este arquivo pela gravação da exata localização e cor de cada pixel. O computador não tem idéia que isso é um círculo, somente que é um aglomerado de pequenos pontos.
Neste exemplo, nós vemos cada pixel individualizado, e o círculo é muito blocado,
duro, irregular. Com o acréscimo de pixels, a resolução será aumentada, podemos fazer esse
círculo parecer mais suave porque os pixels são muito menores. Naturalmente, quanto
maior a resolução maior será o tamanho do arquivo no disco rígido HD, porque o
computador terá mais informações em pixels para armazenar.
O problema se agrava quando tentamos alargar, aumentar (em escala ou aleatóriamente)
o bitmap. Por que a resolução existente quando modificada em tamanho/ imagem,
somente alarga o tamanho do pixel, o que resulta no efeito de “pixelização” da imagem.
A imagem fica pixelada. No caso de imagens com 16 milhões de bits elas produzem desfoque
e áreas quadriculadas, uma pixelização bem suave. De qualquer forma há perda de
qualidade.
A arte vetorial é diferente do precedimento da criação em pixels individuais, são criados objetos, como por exemplo retângulos e círculos. Mas nada de coordenadas matemáticas, destas formas, o programa vetorial pode criar arquivos com uma fração do espaço utilizado pelo bitmap (imagens rastreadas), e mais importante, possuem a capacidade de serem ampliados indefinidamente sem perderem definição e detalhamento.
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