Descrição: Neste tutorial veremos como criar uma montagem utilizando texturas, filtros, modos de blend, ferramentas e diversos outros recursos do Photoshop.
Tutorial Intermediário
01. Pressione Ctrl+N para criar um novo documento e defina os valores abaixo.
02. Vá em File> Place e adicione a foto de uma modelo, ajuste a imagem no documento e pressione Enter para finalizar a transformação, dê o nome de model para a layer.
03. Pressione a letra W do teclado para selecionar a Magic Wand Tool, defina o valor de 20 pixels para Tolerance, com a tecla Shift pressionada clique em diversos pontos do fundo para selecionar o fundo da imagem.
04. Ainda com a tecla Shift pressionada clique nos pequenos detalhes entre dedos, face e braço.
05. Pressione Ctrl+Shift+I para inverter a seleção, clique no botão de Refine Edge na barra de opções no alto da tela, defina os valores abaixo.
06. Clique no ícone do Brush e aplique sobre áreas que tenham cabelo junto com o fundo, como na foto abaixo.
07. Repita a operação em outras partes que contenham partes do fundo da imagem e clique em Ok.
08. Clique no ícone de Add Layer Mask no rodapé da paleta de layers para adicionar uma máscara na layer.
09. Clique no ícone de Create New Fill or Adjustment Layer no rodapé da paleta de layers e escolha a opção Black & White.
10. Clique na layer model e defina os valores abaixo.
11. Pressione a letra V do teclado para selecionar a Move Tool, mova a imagem da modelo para baixo.
12. Vá em File> Place e adicione uma textura de concreto, ajuste a imagem no documento.
13. Com a tecla Shift pressionada clique e arraste para rotacionar em 90º.
14. Pressione Enter para finalizar a transformação, dê o nome de texture 1 para a layer, mude o modo de blend da layer para Hard Light.
15. Com a tecla Ctrl pressionada clique sobre a máscara da layer model para ativar a seleção.
16. Com a layer texture 1 selecionada clique sobre o ícone de Add Layer Mask no rodapé da paleta de layers.
17. Vá em Layer> New Adjustment Layer> Levels e defina os valores abaixo.
18. Pressione a letra D do teclado para resetar as cores de Foreground e Background para preto e branco, clique na miniatura da máscara da adjustment layer de levels, pressione a letra B do teclado para selecionar a Brush Tool, defina os valores abaixo e escolha um brush de pontas suaves e tamanho médio, aplique o brush sobre as áreas indicadas.
19. Sua imagem ficará como a foto abaixo.
20. Aplique o mesmo procedimento em outras partes do corpo da modelo.
21. Aplique o brush na junção entre o braço e as costas da modelo, como indicado na foto abaixo.
22. Aplique o brush sobre os ombros, como indicado na foto abaixo.
23. Aplique o brush sobre a orelha e área dos olhos.
24. Pressione a letra O do teclado para selecionar a Burn Tool, defina os valores abaixo e aplique a ferramenta sobre as áreas indicadas abaixo.
25. Repita o processo nas áreas indicadas abaixo.
26. Vá em File> Place e adicione uma textura como a da foto abaixo, redimensione a textura para que cubra o documento e pressione Enter, dê o nome de texture2 para a layer.
27. Mude o modo de blend da layer para Linear Light e defina a opacidade da layer em 40%.
28. Com a tecla Ctrl pressionada clique sobre a miniatura da máscara da layer model para ativar a seleção ao redor da modelo, agora clique no ícone de Add Layer Mask para adicionar uma máscara na layer texture2.
29. Pressione a letra D do teclado para resetar as cores de Foreground e Background para preto e branco, pressione a letra B do teclado para selecionar a Brush Tool, defina os valores abaixo na barra de opções da ferramenta, clique na miniatura da máscara que foi aplicada na layer e aplique o brush nas áreas indicadas abaixo.
30. Continue aplicando o brush seguindo as áreas indicadas abaixo.
31. Vá em File> Place e adicione uma textura como a da foto abaixo.
32. Redimensione e posicione a textura como na foto abaixo, pressione Enter para finalizar a transformação, mude o modo de blend da layer para Multiply, dê o nome de crack1 para a layer.
33. Pressione Ctrl+T para abrir a caixa de Free Transform, rotacione a textura como na foto abaixo e pressione Enter para finalizar a transformação.
34. Pressione Ctrl+L para abrir a caixa de Levels e defina os valores abaixo.
35. Com a tecla Ctrl pressionada clique na miniatura da máscara aplicada na layer model para ativar a seleção ao redor da modelo, com a layer crack1 selecionada clique no ícone de Add Layer Mask no rodapé da paleta de layers.
36. Pressione a letra D do teclado para resetar as cores de Foreground e Background para preto e branco, pressione a letra B do teclado para selecionar a Brush Tool, escolha um brush de tamanho pequeno, aplique nas áreas indicadas abaixo.
37. Vá em File> Place e adicione uma textura como a da foto abaixo, redimensione a textura como na foto abaixo e pressione Enter para finalizar a transformação, dê o nome de crack2 para a layer.
38. Mude o modo de blend da layer para Multiply.
39. Pressione Ctrl+T para abrir a caixa de Free Transform, rotacione, posicione e redimensione a textura como na foto abaixo e pressione Enter para finalizar a transformação.
40. Com a tecla Ctrl pressionada clique sobre a miniatura da máscara aplicada na layer model para ativar a seleção ao redor da modelo, clique no ícone de Add Layer Mask no rodapé da paleta de layers para adicionar uma máscara na layer crack2.
41. Pressione Ctrl+L para abrir a caixa de Levels, defina os valores abaixo.
42. Pressione a letra D do teclado para resetar as cores de Foreground e Background para preto e branco, pressione a letra B do teclado para selecionar a Brush Tool, aplique nas áreas indicadas abaixo.
43. Vá em File> Place e adicione uma textura como a da foto abaixo, redimensione a textura como na foto abaixo e pressione Enter para finalizar a transformação, dê o nome de crack3 para a layer, mude o modo de blend para Multiply.
44. Pressione Ctrl+T para abrir a caixa de Free Transform, posicione e redimensione a textura como na foto abaixo e pressione Enter para finalizar a transformação.
45. Com a tecla Ctrl pressionada clique sobre a miniatura da máscara aplicada na layer model para ativar a seleção ao redor da modelo, clique no ícone de Add Layer Mask no rodapé da paleta de layers para adicionar uma máscara na layer crack3.
46. Pressione a letra D do teclado para resetar as cores de Foreground e Background para preto e branco, pressione a letra B do teclado para selecionar a Brush Tool, escolha um brush de tamanho grande e aplique nas áreas indicadas abaixo.
47. Aplique o brush sobre a área da cabeça da modelo.
48. Clique na miniatura da layer e pressione Ctrl+L para abrir a caixa de Levels, defina os valores abaixo.
49. Clique na miniatura da máscara e aplique o brush nas áreas indicadas abaixo.
50. Vá em File> Place e adicione uma textura como a da foto abaixo, redimensione a textura como na foto abaixo e pressione Enter para finalizar a transformação, dê o nome de texture3 para a layer, mude o modo de blend para Multiply.
51. Pressione Ctrl+T para abrir a caixa de Free Transform, com a tecla Shift pressionada clique e arraste para redimensionar o arquivo, rotacione e posicione como na fotoa abaixo.
52. Pressione Ctrl+L para abrir a caixa de Levels, defina os valores abaixo.
53. Com a tecla Ctrl pressionada clique sobre a miniatura da máscara aplicada na layer model para ativar a seleção ao redor da modelo, clique no ícone de Add Layer Mask no rodapé da paleta de layers para adicionar uma máscara na layer texture3, pressione a letra D do teclado para resetar as cores de Foreground e Background para preto e branco, pressione a letra B do teclado para selecionar a Brush Tool, escolha um brush de pontas suaves e aplique nas áreas indicadas abaixo.
54. Pressione Ctrl+Shift+Alt+N para criar uma nova layer, deixe a layer acima de todas as outras na paleta de layers, pressione a letra B do teclado para selecionar a Brush Tool, vá em Window> Brush e defina os valores abaixo.
55. Escolha a cor branca, pinte na área próxima das rachaduras que existem na área da orelha.
56. Como a luz vem do canto superior direito posicione o efeito de acordo com a projeção da luz, altere a opacidade do brush para criar diferentes níveis do efeito.
57. Repita o processo nas rachaduras das mãos.
58. Pinte sobre as rachaduras na área da barriga da modelo, pressione a lera X do teclado para alternar para a cor preta e pinte no lado oposto ao que foi aplicada a cor branca.
59. Ainda com a cor preta aplique sobre algumas áreas rachadas para criar volume dando a sensação de que a área é mais profunda.
60. Sua imagem deverá ficar como a foto abaixo.
61. Vá em Filter> Blur> Gaussian Blur e defina os valores abaixo.
62. Os efeitos aplicados devem ficar mais suaves.
63. Clique na layer model, pressione a letra P do teclado para selecionar a Pen Tool, certifique-se de que a opção Paths esteja selecionada na barra de opções da ferramenta, crie um path na parte inferior esquerda da cabeça da modelo, como na foto abaixo.
64. Clique o botão direito do mouse dentro do path e escolha a opção Make Selection, defina os valores abaixo e pressione Ok.
65. Clique na miniatura da máscara que acompanha a layer, pressione a letra D do teclado para resetar as cores de Foreground e Background para preto e branco, pressione Alt+Backspace (a tecla acima do Enter) ou pressione a letra G do teclado para selecionar a Paint Bucket Tool e clique dentro da seleção para preencher com preto.
66. Clique na máscara da layer texture2, pressione a letra D do teclado para resetar as cores de Foreground e Background para preto e branco, pressione a letra B do teclado para selecionar a Brush Tool, escolha um brush de pontas suaves e tamanho médio, aplique o brush no rosto da modelo.
67. Vá em File> Place e adicione outra textura como a da foto abaixo, redimensione a textura como na foto abaixo e pressione Enter para finalizar a transformação, dê o nome de texture4 para a layer.
68. Mude o modo de blend da layer para Overlay e defina a opacidade em 48%, com a tecla Ctrl pressionada clique sobre a miniatura da máscara que aplicamos na layer model, com a seleção ativa clique na layer texture4 e depois clique no ícone de Add Layer Mask no rodapé da paleta de layers para adicionar uma máscara na layer.
69. Pressione Ctrl+L para abrir a caixa de Levels, defina os valores abaixo.
70. Vá em File> Place e adicione outra textura como a da foto abaixo, redimensione a textura como na foto abaixo e pressione Enter para finalizar a transformação, dê o nome de crack4 para a layer.
71. Mude o modo de blend da layer para Multiply.
72. Pressione Ctrl+L para abrir a caixa de Levels, defina os valores abaixo.
73. Pressione Ctrl+T para abrir a caixa de Free Transform, rotacione e posicione a textura como na foto abaixo.
74. Clique no ícone de Add Layer Mask no rodapé da paleta de layers para adicionar uma máscara na layer, pressione a letra D do teclado para resetar as cores de Foreground e Background para preto e branco, pressione a letra B do teclado para selecionar a Brush Tool, aplique o brush nas áreas indicadas abaixo para limpar a textura usada.
75. Agora vá em Filter> Blur> Gaussian Blur e defina os valores abaixo.
76. Pressione Ctrl+U para abrir a caixa de Hue/Saturation e defina os valores abaixo.
77. Vá em File> Place e adicione uma textura de vidro quebrado, ajuste o tamanho e posição da textura como na foto abaixo e pressione Enter para finalizar a transformação, dê o nome de crack5 para a layer, deixe a layer abaixo da layer model.
78. Mude o modo de blend da layer para Color Burn.
79. Pressione Ctrl+L para abrir a caixa de Levels, defina os valores abaixo e pressione Ok.
80. Pressione Ctrl+T para abrir a caixa de Free Transform, rotacione a textura como na foto abaixo e pressione Enter para finalizar a transformação.
81. Pressione a letra E do teclado para selecionar a Eraser Tool, defina os valores abaixo na barra de opções da ferramenta, aplique a ferramenta entre as rachaduras.
82. Vá em File> Place e adicione uma textura de detritos, ajuste a imagem como na foto abaixo e pressione Enter para finalizar a transformação, dê o nome de debris para a layer.
83. Mude o modo de blend da layer para Screen.
84. Pressione Ctrl+T para abrir a caixa de Free Transform, rotacione, redimensione e posicione a textura como na foto abaixo, pressione Enter para finalizar a transformação.
85. Pressione Ctrl+L para abrir a caixa de Levels, defina os valores abaixo e pressione Ok.
86. Clique no ícone de Add Layer Mask para adicionar uma máscara na layer, pressione a letra D do teclado para resetar as cores de Foreground e Background para preto e branco, pressione a letra B do teclado para selecionar a Brush Tool e aplique sobre a imagem para que ela fique como a foto abaixo.
87. Pressione Ctrl+J para duplicar a layer, mude o modo de blend para Multiply.
88. Pressione Ctrl+I para inverter a cor da layer, deixe a layer abaixo da layer original, clique com o botão direito do mouse sobre a máscara que está na layer e escolha a opção Delete.
89. Pressione a letra B do teclado para selecionar a Brush Tool, escolha um brush de tamanho pequeno e pontas suaves, escolha a cor branca e pinte sobre as partículas que estejam apagadas.
90. Pinte sobre as partículas mais apagadas como na foto abaixo.
91. Vá em Filter> Blur> Motion Blur e defina os valores abaixo.
92. Vá em File> Place e adicione uma nova textura de partículas, ajuste como na foto abaixo e pressione Enter para finalizar a transformação, mude o modo de blend da layer para Multiply, dê o nome de debris2 para a layer.
93. Pressione Ctrl+T para abrir a caixa de Free Transform, rotacione, redimensione e posicione como na imagem abaixo, pressione Enter para finalizar a transformação.
94. Clique no ícone de Add Layer Mask no rodapé da paleta de layers para adicionar uma máscara na layer, pressione a letra D do teclado para resetar as cores de Foreground e Background para preto e branco, pressione a letra B do teclado para selecionar a Brush Tool, escolha um brush de pontas suaves e tamanho médio, aplique sobre a textura para eliminar o excesso.
95. Pressione Ctrl+J para duplicar a layer, clique com o botão direito do mouse sobre a máscara da layer duplicada e escolha a opção Delete, deixe a layer acima de todas as outras layers, pressione Ctrl+T para abrir a caixa de Free Transform e rotacione a textura como na foto abaixo.
96. Mude o modo de blend da layer para Multiply.
97. Vá em Edit> Transform> Flip Vertical, clique no ícone de Add Layer Mask no rodapé da paleta de layers, pressione a letra D do teclado para resetar as cores de Foreground e Background para preto e branco, pressione a letra B do teclado para selecionar a Brush Tool, aplique sobre a textura para suavizar alguns pontos.
98. Pressione Ctrl+J para duplicar a layer, clique com o botão direito do mouse sobre a máscara da layer e escolha a opção Delete, pressione a letra V do teclado para selecionar a Move Tool, posicione a textura sobre a mão da modelo.
99. Mude o modo de blend da layer para Multiply.
100. Clique na layer da textura original e pressione Ctrl+J para duplicar a layer, pressione Ctrl+I para inverter as cores.
101. Mude o modo de blend da layer para Screen.
102. Pressione Ctrl+T para abrir a caixa de Free Transform, redimensione, rotacione e posicione a textura como na foto abaixo, pressione Enter para finalizar a transformação.
103. Vá em File> Place e adicione uma nova textura de partículas, posicione a textura como na foto abaixo e pressione Enter para finalizar a transformação, dê o nome de debris.
104. Pressione Ctrl+I para inverter as cores da textura.
105. Mude o modo de blend da layer para Multiply.
106. Pressione Ctrl+L para abrir a caixa de Levels, defina os valores abaixo e pressione Ok.
107. Pressione Ctrl+T para abrir a caixa de Free Transform, com a tecla Shift pressionada clique e arraste para rotacionar a textura em 90º, pressione Enter para finalizar a transformação.
108. Clique no ícone de Add Layer Mask no rodapé da paleta de layers para adicionar uma máscara na layer, pressione a letra D do teclado para resetar as cores de Foreground e Background para preto e branco, pressione a letra B do teclado para selecionar a Brush Tool, aplique sobre a textura afim de suavizar a transição do efeito.
109. Pressione Ctrl+J para duplicar a layer, pressione Ctrl+I para inverter as cores da textura, mude o modo de blend da layer para Screen.
110. Pressione Ctrl+T para abrir a caixa de Free Transform, rotacione e posicione a textura copiada como na foto abaixo, pressione Enter para finalizar a transformação.
111. Repita o processo aplicando a textura no ombro da modelo.
112. Vá em Filter> Blur> Motion Blur e defina os valores abaixo.
113. Repita o procedimento em todas as layers com textura de partículas, para cada layer utilize um ângulo diferente.
114. Vá em File> Place e adicione mais uma textura de partículas, pressione Enter para finalizar a transformação da textura, deixe a layer abaixo da layer da modelo.
115. Pressione Ctrl+I para inverter as cores da textura.
116. Mude o modo de blend da layer para Multiply.
117. Pressione a letra V do teclado para selecionar a Move Tool, deixe a imagem no topo do documento.
118. Clique no ícone de Add Layer Mask para adicionar uma máscara na layer, pressione a letra D do teclado para resetar as cores de Foreground e Background para preto e branco, pressione a letra B do teclado para selecionar a Brush Tool, aplique sobre a textura para suavizar sua transição sobre a imagem.
119. Vá em File> Place e adicione uma textura de líquido, pressione Enter para finalizar a transformação, dê o nome de liquid para a nova layer.
120. Pressione a letra W do teclado para selecionar a Magic Wand Tool, defina os valores abaixo na barra de opções da ferramenta, com a tecla Shift pressionada clique no fundo da textura para selecionar a área em branco.
121. Clique no botão de Refine Edge na barra de opções da ferramenta e defina os valores abaixo.
122. Pressione Ctrl+T para abrir a caixa de Free Transform, rotacione, redimensione e posicione a textura como na foto abaixo, pressione Enter para finalizar a transformação.
123. Pressione Ctrl+L para abrir a caixa de Levels, defina os valores abaixo e pressione Ok.
124. Pressione a letra M do teclado para selecionar a Rectangular Marquee Tool, selecione uma parte da textura, como na foto abaixo.
125. Pressione Ctrl+T para abrir a caixa de Free Transform, rotacione a área selecionada e pressione Enter para finalizar a transformação.
126. Vá em File> Place e adicione uma nova textura no documento, pressione Enter para finalizar a transformação, dê onome de liquid2 para nova layer.
127. Pressione a letra W do teclado para selecionar a Magic Wand Tool, com a tecla Shift pressionada clique e arraste para selecionar o fundo da textura, clique no ícone de Add Layer Mask no rodapé da paleta de layers para adicionar uma máscara na layer.
128. Pressione Ctrl+T para abrir a caixa de Free Transform, rotacione, redimensione e posicione a textura como na foto abaixo, pressione Enter para finalizar a transformação.
129. Pressione Ctrl+L para abrir a caixa de Levels, defina os valores abaixo.
130. Clique no ícone de Add Layer Mask no rodapé da paleta de layers para adicionar uma máscara na layer, pressione a letra D do teclado para resetar as cores de Foreground e Background, pressione a letra B do teclado para selecionar a Brush Tool, escolha um brush de pontas suaves e tamanho médio, aplique no rodapé da textura para criar uma transição suave entre as imagens.
131. Vá em File> Place e adicione uma nova textura de líquido, ajuste a textura como na foto abaixo e pressione Enter para finalizar a transformação, dê o nome de liquid3 para layer.
132. Pressione a letra W do teclado para selecionar a Magic Wand Tool, defina os valores abaixo na barra de opções da ferramenta, com a tecla Shift pressionada clique para selecionar o fundo da textura.
133. Pressione Ctrl+T para abrir a caixa de Free Transform, rotacione, redimensione e posicione a textura como na foto abaixo, pressione Enter para finalizar a transformação.
134. Pressione Ctrl+L para abrir a caixa de Levels, defina os valores abaixo e pressione Ok.
135. Vá em Filter> Blur> Motion Blur e aplique os valores abaixo em cada uma das layers com textura de líquido.
136. Pressione a letra O do teclado para selecionar a Burn Tool, defina os valores abaixo na barra de opções da ferramenta, aplique a ferramenta nas áreas indicadas abaixo.
137. Vá em File> Place e adicione uma textura de parede descascando, deixe a textura acima de todas as outras layers na paleta de layers.
138. Rotacione, redimensione e posicione a layer como na foto abaixo, pressione Enter para finalizar a transformação.
139. Mude o modo de blend da layer para Multiply.
140. Pressione Ctrl+L para abrir a caixa de Levels, defina os valores abaixo e pressione Ok.
141. Pressione Ctrl+T para abrir a caixa de Free Transform, rotacione, redimensione e posicione a textura como na foto abaixo, pressione Enter para finalizar a transformação, clique no ícone de Add Layer Mask no rodapé da paleta de layers para adicionar uma máscara na layer, pressione a letra D do teclado para resetar as cores de Foreground e Background para preto e branco, pressione a letra B do teclado para selecionar a Brush Tool, escolha um brush de pontas suaves e tamanho médio, aplique em todas as áreas fora da bochecha da modelo.
142. Trabalhe a layer para que sua imagem fique como a foto abaixo.
143. Pressione a letra O do teclado para selecionar a Sponge Tool, defina os valores abaixo na barra de opções da ferramenta e aplique sobre as áreas amareladas.
144. Pressione a letra R do teclado para selecionar a Blur Tool, defina os valores abaixo na barra de opções da ferramenta e aplique sobre a textura afim de suavizar o efeito.
145. Pressione Ctrl+Shift+Alt+N para criar uma nova layer, escolha a cor vermelha, mude o modo de blend da layer para Multiply, pressione a letra B do teclado para selecionar a Brush Tool, pinte sobre a mão, como na foto abaixo.
146. Pressione a letra Z do teclado para selecionar a Zoom Tool, aproxime a imagem, pressione a letra B do teclado para selecionar a Brush Tool e utilizando um brush de tamanho pequeno trabalhe os detalhes dentro da cavidade.
147. Pressione Ctrl+J para duplicar a layer.
148. Pressione Ctrl+T para abrir a caixa de Free Transform, rotacione e posicione a layer como na foto abaixo, pressione Enter para finalizar a transformação.
149. Clique na miniatura da máscara que acompanha a layer, pressione a letra D do teclado para resetar as cores de Foreground e Background para preto e branco, pressione a letra B do teclado para selecionar a Brush Tool, deixe apenas a área indicada abaixo visível e esconda o restante da textura.
150. Usando um brush de tamanho pequeno elimine alguns pontos da textura afim de que sua textura fique mais realista.
151. Pressione a letra R do teclado para selecionar a Blur Tool e aplique na layer para suavizar a textura.
152. Pressione Ctrl+J para duplicar a layer, clique com o botão direito do mouse sobre a máscara aplicada na layer e escolha a opção Delete, pressione Ctrl+T para abrir a caixa de Free Transform, rotacione, redimensione e posicione a cópia da layer como na foto abaixo.
153. Clique no ícone de Add Layer Mask no rodapé da paleta de layers, pressione a letra D do teclado para resetar as cores de Foreground e Background para preto e branco, pressione a letra B do teclado para selecionar a Brush Tool, escolha um brush de pontas suaves e tamanho médio, aplique em toda a imagem e preserve apenas a parte indicada abaixo.
154. Pressione a letra R do teclado para selecionar a Blur Tool, aplique a ferramenta sobre a textura para desfocar levemente, pressione a letra O do teclado para selecionar a Sponge Tool, caso seja necessário retirar a saturação de alguns pontos.
155. Vá em File> Place e adicione uma textura de concreto rachado, ajuste como na foto abaixo e pressione Enter para finalizar a transformação, dê o nome de crack5 para a layer.
156. Mude o modo de blend da layer para Multiply.
157. Pressione Ctrl+T para abrir a caixa de Free Transform, rotacione, redimensione e posicione a textura como na foto abaixo, pressione Enter para finalizar a transformação.
158. Com a tecla Ctrl pressionada clique sobre a miniatura da máscara aplicada na layer model para ativar a seleção ao redor da modelo, clique no ícone de Add Layer Mask para adicionar uma máscara na layer.
159. Pressione Ctrl+L para abrir a caixa de Levels, defina os valores abaixo.
160. Pressione a letra D do teclado para resetar as cores de Foreground e Background para preto e branco, pressione a letra B do teclado para selecionar a Brush Tool e aplique a ferramenta nas áreas indicadas.
161. Trabalhe o braço da modelo para que ele fique como na foto abaixo.
162. Vá em Filter> Blur> Gaussian Blur e defina os valores abaixo.
163. Clique na layer crack4, pressione Ctrl+T para abrir a caixa de Free Transform, rotacione e posicione a textura como na foto abaixo, pressione Enter para finalizar a transformação.
164. Pressione a letra D do teclado para resetar as cores de Foreground e Background para preto e branco, pressione a letra B do teclado para selecionar a Brush Tool, aplique sobre a área que você deseja eliminar.
165. Agora vá em Filter> Blur> Gaussian Blur e defina os valores abaixo.
166. Clique na layer crack2 e pressione Ctrl+L para abrir a caixa de Levels, defina os valores abaixo e pressione Ok.
167. Vá em File> Place e adicione uma textura como a da foto abaixo, ajuste o tamanho de acordo com seu documento e pressione Enter para finalizar a transformação, deixe a layer abaixo de todas as outras dentro da paleta de layers, dê o nome de background para a layer.
168. Mude o modo de blend da layer para Color Burn e defina a opacidade da layer em 25%.
169. Pressione Ctrl+J para duplicar a layer, vá em Edit> Transform> Flip Horizontal, pressione a letra E do teclado para selecionar a Eraser Tool e apague as áreas indicadas abaixo.
170. Vá em File> Place e adicione uma textura de brasa, deixe a layer acima de todas as outras na paleta de layers.
171. Com a tecla Shift pressionada clique e arraste para redimensionar e posicionar a textura como na foto abaixo, pressione Enter para finalizar a transformação.
172. Mude o modo de blend da layer para Screen.
173. Pressione Ctrl+T para abrir a caixa de Free Transform, rotacione a layer como na foto abaixo e pressione Enter para finalizar a transformação.
174. Pressione Ctrl+L para abrir a caixa de Levels, defina os valores abaixo.
175. Com a tecla Ctrl pressionada clique sobre a miniatura da máscara da layer model para ativar a seleção ao redor da modelo, clique no ícone de Add Layer Mask para adicionar uma máscara na layer.
176. Pressione a letra D do teclado para resetar as cores de Foreground e Background para preto e branco, pressione a letra B do teclado para selecionar a Brush Tool, escolha um brush de pontas suaves e tamanho médio, aplique nas áreas indicadas abaixo.
177. Pressione a letra X do teclado para alternar as cores de Foreground e Background para preto e branco, com a cor branca selecionada defina os valores abaixo na barra de opções da ferramenta, aplique o brush nas áreas indicadas para recuperar o efeito da textura.
178. Vá em Filter> Blur> Gaussian Blur e defina os valores abaixo.
179. Pressione Ctrl+J para duplicar a layer.
180. Pressione Ctrl+L para abrir a caixa de Levels, defina os valores abaixo.
181. Pressione a letra D do teclado para resetar as cores de Foreground e Background para preto e branco, pressione a letra B do teclado para selecionar a Brush Tool, defina os valores abaixo e aplique em algumas áreas da textura.
182. Pressione a letra S do teclado para selecionar a Clone Stamp Tool, com a tecla Alt pressionada clique sobre uma área de fogo, solte a tecla Alt e clique sobre uma área da mão para clonar o fogo.
183. Pressione Ctrl+Shift+Alt+N para criar uma nova layer, pressione a letra D do teclado para resetar as cores de Foreground e Background para preto e branco, pressione a letra B do teclado para selecionar a Brush Tool, defina os valores abaixo na barra de opções da ferramenta e aplique o brush como na foto abaixo.
184. Repita o procedimento em outras áreas do corpo da modelo.
185. Pressione Ctrl+Shift+Alt+N para criar uma nova layer, dê o nome de embers light para a nova layer, escolha a cor amarela ou laranja, pressione a letra B do teclado para selecionar a Brush Tool, escolha um brush de pontas suaves e tamanho médio, aplique o brush nos pontos de brasa da imagem.
186. Mude o modo de blend da layer para Overlay.
187. Pressione a letra D do teclado para resetar as cores de Foreground e Background para preto e branco, pressione a letra B do teclado para selecionar a Brush Tool, escolha um brush de pontas suaves e tamanho médio, clique na miniatura da máscara e aplique o brush nas áreas indicadas.
188. Aplique o brush sobre a área do braço.
189. Clique na layer background e pressione Ctrl+I para inverter a cor da layer.
190. Vá em Filter> Blur> Gaussian Blur e defina os valores abaixo.
191. Clique na layer que estiver no topo da paleta de layers e pressione Ctrl+Shift+Alt+E para mesclar todas as layers em uma nova layer, pressione Ctrl+Shift+U para retirar a saturação da imagem.
192. Pressione Ctrl+I para inverter a cor da imagem.
193. Mude o modo de blend da layer para Overlay.
194. Vá em Filter> Blur> Gaussian Blur e defina os valores abaixo.
195. Escolha a cor #e50292, pressione Ctrl+Shift+Alt+N para criar uma nova layer, dê o nome de difference, pressione a letra G do teclado para selecionar a Paint Bucket Tool e clique no documento para preencher com a cor escolhida.
196. Mude o modo de blend da layer para Difference, defina a opacidade em 5%.
197. Pressione Ctrl+Shift+Alt+N para criar uma nova layer, dê o nome de warming, escolha a cor #ad5411, pressione Alt+Backspace (a tecla acima do Enter) ou pressione a letra G do teclado para selecionar a Paint Bucket Tool e clique no documento para preencher a layer com a cor escolhida, pressione a letra B do teclado para selecionar a Brush Tool, utilizando um brush de pontas suaves e tamanho médio aplique as cores abaixo.
198. Vá em Filter> Blur> Gaussian Blur e defina os valores abaixo.
199. Mude o modo de blend da layer para Vivid Light e defina a opacidade em 10%.
200. Vá em Layer> New Adjustment Layer> Selective Color e defina os valores abaixo.
201. Sua imagem deverá ficar como a foto abaixo.
202. Vá em File> Place e adicione uma nova textura de concreto rachado, rotacione, posicione e redimensione a imagem como na foto abaixo, pressione Enter para finalizar a transformação, dê o nome de crack6.
203. Mude o modo de blend da layer para Multiply.
204. Pressione Ctrl+L para abrir a caixa de Levels, defina os valores abaixo.
205. Com a tecla Ctrl pressionada clique sobre a máscara da layer modelo para ativar a seleção ao redor da modelo.
206. Clique no botão de Add Layer Mask no rodapé da paleta de layers para adicionar uma máscara na layer, pressione a letra D do teclado para resetar as cores de Foreground e Background para preto e branco, pressione a letra B do teclado para selecionar a Brush Tool, escolha um brush de pontas suaves e tamanho médio, aplique o brush nas áreas indicadas abaixo.
207. Vá em Filter> Blur> Gaussian Blur e defina os valores abaixo.
208. Pressione a letra D do teclado para resetar as cores de Foreground e Background para preto e branco, pressione a letra B do teclado para selecionar a Brush Tool, clique na layer onde pintamos as texturas e aplique o brush para criar volume no braço da modelo.
209. Clique na layer debris2 e pressione Ctrl+J para duplicar a layer, pressione Ctrl+T para abrir a caixa de Free Transform, rotacione a layer como na foto abaixo e pressione Enter para finalizar a transformação.
210. Pressione a letra D do teclado para resetar as cores de Foreground e Background para preto e branco, pressione a letra B do teclado para selecionar a Brush Tool, clique na miniatura da máscara que acompanha a layer e aplique o brush na área indicada.
211. Repita o procedimento aplicando a cópia da layer sobre o braço da modelo.
212. Aplique o brush sobre a máscara e preserve apenas as áreas indicadas abaixo.
213. Repita todo o procedimento e para aplicar partículas sobre os ombros da modelo.
214. Repita o procedimento para aplicar mais textura na área esquerda da cabeça da modelo.
215. Pressione a letra P do teclado para selecionar a Pen Tool, crie um path qualquer na parte de trás dos ombros da modelo, tente criar um path que imite o formato de uma parte faltando.
216. Clique com o botão direito do mouse dentro do path e escolha a opção Make Selection, defina os valores abaixo e pressione Ok.
217. Agora pressione a letra D do teclado para resetar as cores de Foreground e Background para preto e branco, pressione a letra B do teclado para selecionar a Brush Tool, clique em todas as máscaras de layers que tiverem algum elemento nesta área e aplique o brush.
218. Repita a operação em outras partes do corpo da modelo.
219. Clique na layer debris2 copy, pressione a letra M do teclado para selecionar a Rectangular Marquee Tool e crie uma seleção ao redor do grande ponto que existe na textura.
220. Pressione Ctrl+J para duplicar o ponto para outra layer, dê o nome de debris5, pressione a letra V do teclado para selecionar a Move Tool e posicione o ponto como na foto abaixo.
221. Pressione Ctrl+T para abrir a caixa de Free Transform, rotacione como na foto abaixo e pressione Enter para finalizar a transformação, pressione a letra E do teclado para selecionar a Eraser Tool e apague alguns detalhes.
222. Pressione Ctrl+J para duplicar a layer, pressione Ctrl+T para abrir a caixa de Free Transform, rotacione, posicione e redimensione como na foto abaixo e pressione Enter para finalizar a transformação.
223. Pressione Ctrl+Shift+Alt+N para criar uma nova layer, dê o nome de blue, pressione a letra G do teclado para selecionar a Gradient Tool, clique na amostra de gradiente na barra de opções da ferramenta.
224. Aplique o gradiente como na foto abaixo.
225. Mude o modo de blend da layer para Soft Light e defina a opacidade da layer em 16%.
226. Pressione Ctrl+Shift+Alt+N para criar uma nova layer, dê o nome de yellow, escolha a cor amarela, pressione a letra G do teclado para selecionar a Gradient Tool, escolha um gradiente que vá da cor de Foreground para a cor transparente e aplique como na foto abaixo.
227. Mude o modo de blend para Soft Light e defina a opacidade da layer em 40%.
228. Clique na layer que estiver no topo da paleta de layers e pressione Ctrl+Shift+Alt+E para mesclar todas as layers em uma nova layer, vá em Filter> Blur> Gaussian Blur e defina os valores abaixo.
229. Mude o modo de blend da layer para Screen.
230. Pressione Ctrl+J para duplicar a layer, mude o modo de blend da layer para Soft Light.
231. Com a tecla Ctrl pressionada clique sobre as duas layers, defina a opacidade em 10%.
232. Pressione Ctrl+Shift+Alt+N para criar uma nova layer, dê o nome de vignette, escolha a cor marrom, pressione a letra G do teclado para selecionar a Gradient Tool, clique na amostra de gradiente na barra de opções da ferramenta e defina o gradiente como na foto abaixo.
233. Aplique o gradiente no centro do documento para criar o efeito abaixo.
234. Pressione Ctrl+U para abrir a caixa de Hue/Saturation e defina os valores abaixo.
235. Clique no ícone de Add Layer Mask no rodapé da paleta de layers para adicionar uma máscara na layer, pressione a letra D do teclado para resetar as cores de Foreground e Background para preto e branco, pressione a letra B do teclado para selecionar a Brush Tool, escolha um brush de pontas suaves e tamanho médio, utilizando diferentes níveis de opacidade aplique o brush sobre a imagem da modelo, deixe a layer abaixo da layer light correction.
236. Mude o modo de blend da layer para Linear Burn e defina a opacidade em 30%.
237. Pressione a letra D do teclado para resetar as cores de Foreground e Background para preto e branco, vá em Layer> New Adjustment Layer> Gradient Map.
238. Mude o modo de blend da layer para Luminosity e defina a opacidade em 40%.
239. Pressione Ctrl+Shift+Alt+N para criar uma nova layer, deixe ela acima de todas as outras, dê o nome de tint, escolha a cor #007c72 e pressione Alt+Backspace (a tecla acima do Enter) ou pressione a letra G do teclado para selecionar a Paint Bucket Tool e clique no documento para preencher a layer com a cor escolhida.
240. Clique no ícone de Add Layer Mask para adicionar uma máscara na layer, pressione a letra D do teclado para resetar as cores de Foreground e Background para preto e branco, pressione a letra B do teclado para selecionar a Brush Tool, escolha um brush de pontas suaves e tamanho médio, aplique o brush no centro da imagem, como na foto abaixo.
241. Mude o modo de blend da layer para Soft Light e defina a opacidade em 20%.
242. No final sua imagem ficará como a foto abaixo.
Site de origem: https://design.tutsplus.com/tutorials/how-to-create-an-emotional-molten-shattered-statue-in-photoshop--psd-17575
0 comentários:
Postar um comentário