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  • Photoshop - Efeitos: Low Key e High Key

    EFEITOS FOTOGRÁFICOS 1

    Afinal, o que é Low Key e High Key?
    Fundo preto, sombras marcadas e contraste alto marcam a técnica Low Key.
    Esses tipos de imagens podem ser considerados dois extremos da fotografia: a técnica Low Key se beneficia das sombras marcadas, das áreas escuras e da luz dura, enquanto que para se criar uma foto do tipo High Key você precisa abusar da iluminação com luz suave, dos contornos invisíveis e do branco.
    Com tanta diferença entre elas, é esperado que cada uma dessas técnicas de fotografia seja usada para um propósito diferente, e é exatamente isso o que acontece. Low Key transmite um sentimento de tristeza, seriedade e mistério, enquanto imagens em High Key são alegres e passam a ideia de esperança e tranquilidade.

    High Key

    Ao contrário da técnica Low Key, quando você fala em High Key, está se referindo a abundância de luz, brancos estourados e poucas sombras. É obrigatório o uso de iluminação suave, portanto você precisa usar rebatedores ou difusores na frente das luzes.
    Diferente de uma foto feita normalmente, na qual a iluminação é posicionada atrás da câmera, de frente para a cena, nesse caso você precisa ter luzes de absolutamente todos os lados. Como fazer isso sem estourar demais ou criar sombras múltiplas? A luz suave é a resposta.
    Você pode adicionar filtros posteriormente para estilizar a sua fotografia.
    Se você tem em casa uma janela bem grande ou a porta de uma sacada, você pode usá-la como o fundo da sua foto. Para suavizar essa fonte de luz, use um tecido branco cobrindo toda a extensão que vai aparecer na foto.
    Se você posicionar um modelo nesse cenário e tentar fotografar, vai ver que o máximo que você vai conseguir é uma silhueta, já que não existe equilíbrio de luz. Você precisa iluminar o seu modelo com o mesmo tanto de luz que está vindo do outro lado, usando sempre, obrigatoriamente, luzes suaves.
    Para suavizar uma fonte de iluminação, você pode filtrá-la usando um tecido fino e branco ou papel de seda ou rebater em uma parede branca. Não use a lâmpada do teto para auxiliar, pois ela vai criar sombras. Outra dica importante é pedir para que os seus modelos usem roupas brancas ou claras.
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    Em um dia de sol, é possível conseguir um bom resultado ao ar livre se você conseguir filtrar toda a iluminação por meio de difusores, usando tecidos brancos de fundo para criar o visual desejado. É preciso ser criativo, usando materiais que você pode conseguir em casa e adaptando para a produção fotográfica.
    Para o ajuste da máquina, abra o diafragma o máximo possível e use um tripé para poder criar uma superexposição a partir do tempo também. Não adianta nada ter um cenário completamente iluminado e fotografar no automático: é preciso deixar o obturador aberto mais tempo do que seria recomendado para uma fotografia normal.

    Low Key

    Por usar menos luz e se aproveitar das sombras, é mais fácil criar o efeito Low Key nas suas fotografias. O ideal é um ambiente totalmente escuro, ou pelo menos em grande parte. Um dos grandes segredos para se conseguir um efeito melhor é usar uma parede preta no fundo, ou o mais escura possível.
    Utilize um fundo preto e foco de luz pontual.
    Não adianta estar totalmente no escuro se você colocar o seu modelo na frente de uma parede branca. Quando você acender a luz frontal para iluminá-lo, a parede atrás vai funcionar como um refletor, clareando o ambiente.
    Além do fundo preto, o ideal é usar apenas uma luz, ou no máximo duas, criando sombras fortes pelo uso da iluminação dura.
    Posicione um foco de luz diagonal (de frente para o modelo, porém levemente afastado para o lado), e vá testando até conseguir o efeito que você quer.
    Para objetos menores, você pode usar um foco de luz superior e conseguir bons resultados.
    A segunda luz precisa ser bem mais fraca, apenas para detalhar a silhueta. Esse foco precisa ficar atrás do modelo, totalmente escondido e, de preferência, vindo de baixo. Lembre-se de que, para um melhor efeito Low Key, você deve usar focos de iluminação pontuais e direcionados, para clarearem apenas a área desejada.
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    Efeitos moderados

    Se você gostou dessas técnicas, porém não quer um efeito completamente High Key ou Low Key, é possível utilizar os conceitos no dia a dia para aproveitar melhor as sombras e a superexposição no que você estiver fazendo.
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    Iniciaremos pelo “High Key”.

    PASSO 1

    Pegue uma boa foto para usarmos como base.
    Esta eu encontrei no Shutterstock (cod_122418400):
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    PASSO 2

    Clique sobre a ferramenta “Criar nova camada de preenchimento ou de ajuste” (Create a new fill or adjustment layer)
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    PASSO 3

    Escolha a opção “Níveis” (Levels) e altere como a seguir:
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    Nossa foto ficará assim:
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    Note que nossa foto ficou um pouco lavada, e a layer com o efeito possui uma mascara.
    O que devemos fazer é usar o pincel para acrescentar ou subtrair pontos de efeito na foto.
    Entenda o que quero dizer:

    PASSO 4

    Clique sobre a ferramenta picel (B).

    PASSO 5

    Deixe as cores primárias e secundárias como na imagem abaixo:
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    Na dúvida, digite “D” para resetar as cores.

    PASSO 6

    Agora faremos o que eu disse anteriormente, ou seja, usar o pincel para acrescentar ou subtrair pontos de efeito na foto.
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    Com isso, iremos exibir alguns detalhes da camada inferior, trazendo assim alguns detalhes que sumiram por causa do efeito “Níveis” no PASSO 3.
    E assim ficou a minha:
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    São pequenos detalhes (aliás, alguns imperceptíveis nesse tamanho), mas que fazem a diferença na entrega final.
    A variação nas nuances das máscaras depende da percepção e do gosto de cada um.

    PASSO 7

    Clique sobre a ferramenta “Criar nova camada de preenchimento ou de ajuste” (Create a new fill or adjustment layer).
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    Escolha “Brilho/Contraste” (Brightness/Contrast) e altere como abaixo:
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    PASSO 8

    Novamente, vá em “Criar nova camada de preenchimento ou de ajuste” (Create a new fill or adjustment layer).
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    E escolha “Exposição…” em seguida, aplique os valores abaixo:
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    PASSO 9

    Repita o passo 3, mas altere os valores para estes:
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    Achei necessário corrigir alguns pontos da imagem, alterando sua máscara como no passo 6.
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    PASSO 10

    Clique sobre a ferramenta “Criar nova camada de preenchimento ou de ajuste” (Create a new fill or adjustment layer)
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    e agora escolha “Mapa de Degradê…”
    Em seguida, escolha o degradê padrão, como abaixo:
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    PASSO 11

    Por fim, repita o mesmo passo, mas escolha a opção “Cuvas…” (Curves) e altere seus valores:
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    E aqui está nossa imagem final (High Key):
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    Agora vamos para o efeito “Low Key”.

    PASSO 1

    Vamos usar a mesma como base.
    Shutterstock (cod_122418400).
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    PASSO 2

    Clique sobre a ferramenta “Criar nova camada de preenchimento ou de ajuste” (Create a new fill or adjustment layer).
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    PASSO 3

    Vá até a opção:
    Escolha “Brilho/Contraste” (Brightness/Contrast) e altere como abaixo:
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    PASSO 4

    Utilizando a técnica que usamos em “High Key”, clique sobre a ferramenta pincel e em seguida sobre a máscara em determinados pontos (mais uma vez, vai do critério de cada um).
    Os pontos que aconselho são próximos ao rosto, para que tenham maior exposição ao final do efeito.
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    Até então, nossa foto está assim:
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    PASSO 5

    Vá novamente até a opção: “Criar nova camada de preenchimento ou de ajuste” (Create a new fill or adjustment layer).
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    Escolha “Brilho/Contraste” (Brightness/Contrast) e altere como abaixo:
    Brilho: 43 / Contraste: 54

    PASSO 6

    Repita o passo 4, mas dessa vez vá em “Curvas” (Curves) e deixe como abaixo:
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    Note que o efeito forçou demais nossa foto. Novamente, vamos usar a técnica do pincel sobre a máscara para subtrair pontos da imagem.
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    PASSO 7

    Repita o processo “Criar nova camada de preenchimento ou de ajuste” (Create a new fill or adjustment layer)
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    e em seguida escolha “Black & White” (Preto e Branco) e mude como abaixo:
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    PASSO 8

    Escolha a opção “Níveis” (Levels) e altere como a seguir:
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    PASSO 9

    Vá novamente até a opção: “Criar nova camada de preenchimento ou de ajuste” (Create a new fill or adjustment layer).
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    Escolha “Brilho/Contraste” (Brightness/Contrast) e altere como abaixo:
    Brilho: -30 / Contraste: 100

    PASSO 10

    Por fim, repita o passo 8, mas altere os valores para:
    Brilho: -31 / Contraste: -32
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    Esse é nosso efeito final (Low Key).
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